Sri GURU - O MESTRE ESPIRITUAL

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja


Sri Guru – o mestre espiritual


tasmad gurum prapadyeta jijñasuh sreya uttamam
sabde pare ca nisnatam brahmany upasamasrayam
Não podemos alcançar a paz ou a felicidade verdadeiras neste mundo, portanto, aquela pessoa que busca seriamente a perfeição espiritual máxima deve se aproximar de uma Guru fidedigno e se abrigar nele. Sri Guru tem as seguintes qualificações: realização plena das escrituras védicas (sabda-brahma) e da Suprema Verdade Absoluta (para-brahma) e não é atraído pelos encantos do mundo material de forma alguma. (Srimad-Bhagavatam, 11.3.21)
samsara-davanala-lidha-loka tranaya karunya-ghanaghanatvam
praptasya kalyana gunarnavasya vande guroh sri-caranaravindam
Assim como a nuvem de chuva extingue o fogo abrasante da floresta ao derramar sua chuva sobre ele,Sri Gurudeva, através da sua chuva de misericórdia divina, liberta as pessoas que estão ardendo no fogo da existência material e sofrendo os três tipos de misérias (adhyatmila, adhibhautika e adhidaivika). Ofereço preces aos pés de lótus de Sri Gurudeva que se manifesta quando a misericórdia de Krsna se torna espessa e que é um oceano de qualidades auspiciosas. (Sri Gurvastakam, v.1)

bhayam dvitiyabhinivesatah syad
isad apetasya viparyayo ’smrtih
tan-mayayato budha abhajet tam
bhaktyaikayesam guru-devatatma
O medo surge quando a entidade viva se identifica erroneamente como sendo o corpo material devido à absorção em maya, a potência externa e ilusória do Senhor. Quando a entidade viva se volta para longe do Senhor, ela se esquece também de  sua própria posição constitucional como serva do Senhor. Deste modo, uma pessoa inteligente deve se ocupar, sem exitação, no serviço devocional imaculado ao Senhor, sob a orientação de um sad-guru, a quem ela deve aceitar como sua deidade adorável e sua própria vida e alma. (Srimad-Bhagavatam 11.2.37)

brahmanda bhramite kona bhagyavan jivaguru-krsna-prasade paya bhakti-lata-bija
De acordo com o seu karma, todas as entidades vivas estão perambulando pelo universo inteiro. De muitas milhões dessas entidades vivas, aquela que é extremamente afortunada recebe a misericórdia tanto de Sri Guru quanto de Krsna, que plantam a semente da trepadeira de bhakti em seu coração. (Sri Caitanya-Caritamrta, Madhya-lila, 19.151)
saksad-dharitvena samasta-sastrairuktas tatha bhavyata eva sadbhihkintu prabhor yah priya eva tasyavande guroh sri-caranaravindam
Todas as escrituras proclamam que Sri Gurudeva é saksat-hari-tva, dotado com a potência de Sri Hari, e é também considerado por todos os grandes santos como sendo Seu representante direto. Sobretudo, Sri Gurudeva é muito querido pelo Senhor, sendo Seu servo confidencial (acintya-bhedabheda prakasa-vigraha), a manifestação adorável inconcebivelmente igual e não-diferenet do Senhor. Ofereço minhas preces aos seus pés de lótus. (Sri Gurvastakam, v.7)

nikunja-yuno rati-keli-siddhyaiya yalibhir yuktir apeksaniya
Sri Gurudeva está sempre presente junto com as sakhis e manjaris fazendo os preparativos para a perfeição dos passatempos amorosos de yugala-kisora (rati-keli) nos bosques (kunjas) de Vraja. (Sri Guruvastakam, v.6)
Comentário de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada: É possível adorar a Krsna sem estar sob a orientação de Sri Guru? Nunca. Somente por sermos favorecidos pelos mais favorecidos será possível cultivarmos a consciência de Krsna. Quando alguém não está sob a orientação dos mais favorecidos, tal pessoa não encontrará nada favorável para o cultivo da consciência de Krsna ou para o propósito de dar felicidade a Krsna. Nosso único objetivo na vida é cultivar Krsna bhakti. Isto somente pode ser feito sob a orientaçao de um devoto puro. Sri Varsabhanavi-devi (Srimati Radhika) é a mais favorecida por Krsna. A adoração a Ela é o que há de mais favorável para a adoração a Krsna. Ninguém é mais favorável do que Sri Radha. Aqueles que são muito queridos por Srimati Radharani são nossos mestres espirituais (na linha rupanuga). Nós, os Gaudiya Vaisnavas, estamos mais do lado de Radharani do que de Krsna. Assim, Sri Gurudeva é um representante não diferente de Srimati Radhika. (Artigo sobre ‘Guru-tattva’)

radhikara prema guru, ami sisya natasada ama nana nrtye nacaya udbhata
Sri Krsna diz: “O prema de Radhika é Meu Guru e sou Seu estudante de dança. Seu prema Me faz dançar variadas danças românticas”. (Sri Caitanya-Caritamrta, Adi-lila, 4.124)

Fonte:http://www.gauravani.com.br/filosofia/srila-gurudeva/

Comentários