A ESPIRITUALIDADE NA POLÍTICA - ENTREVISTA COM SRI SRI RAVI SHANKAR


‘A espiritualidade na política, a responsabilidade social empresarial nos negócios e o secularismo na religião, trarão a paz.’

Los Angeles, 16 de Abril
Estão abaixo os trechos da conversa de Sri Sri na “Discussão sobre Negócios,  Ética e Espiritualidade” patrocinada pela Universidade da Califórnia do Sul.
Na mesa redonda, se juntaram a Sri Sri: John Paul Dejoria, uma primeira geração de Americano-vira-Empreendedor, filantropo, oficial do governo e uma parte integrante da comunidade empresarial; e Rob Dyrek, um skatista profissional, uma estrela de televisão, um cineasta, um empreendedor e filantropo multifacetário.
Sri Sri Ravi Shankar: Alguns anos atrás, não se considerava apropriado  alguém espiritual estar em uma estrutura  de negócios. Os negócios e a espiritualidade, ou os negócios e a caridade pareciam ser pólos separados. Essencialmente, nos negócios se dá menos e se recebe mais. Se uma banana vale dez centavos, será vendida por doze. Você recebe mais e você dá menos nos negócios. Entretanto, a caridade é dar mais do que você tira.
A espinha dorsal dos negócios é confiança. Se a confiança é quebrada, o negócio não pode ter sucesso. A ganância mata a consciência. Isto é o que  vimos com a crise financeira. Para impedir isto, é essencial que empresas  como ‘John Paul Mitchell Sistemas’ cresçam. Paul Mitchell é um exemplo que mostra que um indivíduo não precisa de ser anti-ético para ser rico e bem sucedido.
A corrupção é o grande dilema do mundo.  A África não tem nenhum dinheiro para alimentar seu povo, contudo há bilhões nas contas bancárias de políticos corruptos. Como pode o mundo ser tão cego aos países onde há tais sofrimentos e fome? Quando nós levantamos esta questão no Parlamento Europeu, os encarregados no poder disseram que emitiriam o dinheiro de volta ao povo Africano. A corrupção acontece devido a uma sensação de não-pertencimento. Ninguém pode ser corrupto para com as pessoas as quais ele pertence. Nós precisamos levar o sentido do pertencer para cada indivíduo. Como isso pode  acontecer? Quando a mente está desestressada. Uma mente desestressada é a fonte do amor. Nós devemos promover um sentido de pertencer que ultrapasse o preconceito das nacionalidades e das religiões. A fundação Arte de viver tem  uma vasta gama de programas, de modo que as pessoas possam aprender como cultivar o sentido de pertencer.
Nós precisamos nos importar e compartilhar. Houveram terremotos no Haiti, China e em outras áreas. Hoje, os empresários estão ajudando. Os Estados Unidos estão no pelotão da frente em fornecer ajuda. Vocês deveriam se parabenizar.
Há uma história que eu quero compartilhar. Houve um terremoto em Gujarat há muitos anos atrás. Nossos voluntários foram trabalhar lá. Encontraram uma senhora idosa que tinha ido ao templo e ao retornar para casa descobriu que tinha perdido todos da sua família. Tinha perdido seus filhos, nora e marido. Sua casa havia
desmoronado. Tinha somente uma quantidade pequena de dinheiro em sua bolsa que quis dar como  doação. Nossos voluntários recusaram sua doação e disseram que tinham vindo dar e não tomar. Ela disse, ‘a natureza tomou tudo de mim. Não leve embora meu direito de dar também. Aceite por favor minha contribuição, ela é meu dharma.’ Nossos voluntários ficaram
com lagrimas nos olhos. Quando você tem e você compartilha, não é uma grande coisa. Quando você não tem e você compartilha, aí sim, isso é algo.
P: Fale por favor sobre a riqueza.
Sri Sri Ravi Shankar: De acordo com as escrituras antigas, há oito tipos de riqueza. A riqueza  não  é somente dinheiro. Naturalmente, o saldo bancário é riqueza, progênie é igualmente um tipo de riqueza,  assim também é a saúde. Se você tem a confiança que você pode criar  riqueza em qualquer situação, mesmo quando a economia não está indo bem, você terá coragem. Essa coragem e confiança são uma riqueza. A habilidade de fazer amigos é uma riqueza. O conhecimento é igualmente uma riqueza.
A deusa da riqueza, Laxmi, está flutuando no lótus. Move-se com o vento. A deusa do conhecimento, Saraswati, está em uma rocha. Uma rocha é estável. Uma vez que você aprendeu o conhecimento, você aprendeu para sempre. A riqueza não é o objetivo final. É um meio para se chegar lá. A riqueza, a felicidade e a vida devem ser compartilhada com o todos  aqueles ao nosso redor.
Hoje, muitas pessoas perderam a fé. Quando você perde a fé, isso te força a se fechar. Cada crise é uma oportunidade. Quando todas as portas são fechadas e você não tem mais para onde ir,  é quando você se fecha.
Muitos obstáculos e crises vêm, mas você deve manter sua intenção forte. Você tem que ter  visão. Quando você olha ao redor, as pessoas que traem sua confiança serão poucos. Aqueles cujos os valores  ainda hesitam, serão poucos. Embora às vezes você possa cambalear, agarre-se a sua visão e missão.
Se você não quer outro te engane, por que deveria você enganar outro? O dinheiro é essencial, contudo você não pode dormir bem tendo somente  dinheiro. A metade da nossa saúde é gasta para obter a riqueza e então nós gastamos a metade da nossa riqueza para ter de volta a saúde.
P: Como você define o sucesso?
Sri Sri Ravi Shankar: O sucesso é medido pelos sorrisos que você teve vindos do coração. É a confiança que você tem para enfrentar os desafios. Quando tudo vai bem  é fácil sorrir. O sucesso é quando tudo desmorona e ainda assim você consegue sorrir. Aquele que lida com todos os desafios que a vida lhe dá é bem sucedido.
P: Os negócios podem ser uma força para promover a paz entre as nações?
Sri Sri Ravi Shankar: Três dimensões trarão a paz. Deve haver uma espiritualidade na política, uma responsabilidade social empresarial nos negócios e um secularismo na religião.
Isto está profundamente arraigado em nossas mentes. Mahatma Gandhi e Nelson Mandela são exemplos do secularismo na religião e da espiritualidade na política.
“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri Ravi Shankar
Fonte:https://sabedoriadesrisri.wordpress.com/2010/04/22/a-espiritualidade-na-politica-a-responsabilidade-social-empresarial-nos-negocios-e-o-secularismo-na-religiao-trarao-a-paz/
Resultado de imagem para espiritualidade na politica

Comentários